K-SNAPP

Mark, que deixou o NCT, pede sinceras desculpas após polêmica por camiseta associada ao racismo

Mark, ex-NCT, usa camiseta com a bandeira confederada e gera polêmica por racismo

Mark, racismo, pedido de desculpas, bandeira confederada, NCT, Upperroom
Mark [Foto: Instagram oficial da Upperroom]
Mark, racismo, pedido de desculpas, bandeira confederada, NCT, Upperroom
Mark [Foto: Instagram oficial da Upperroom]
Mark, racismo, pedido de desculpas, bandeira confederada, NCT, Upperroom
[Foto: Instagram oficial da Upperroom]

Mark, cantor e ex-integrante do NCT, pediu desculpas após surgir uma polêmica de racismo por ele ter usado uma camiseta com o emblema da bandeira confederada.

A agência Upperroom publicou no dia 23 no Instagram oficial: "Pedimos sinceras desculpas por termos causado preocupação, desconforto e decepção a muitas pessoas devido à camiseta vintage que apareceu nas fotos divulgadas recentemente".

A bandeira confederada estampada na peça que Mark vestiu foi o estandarte dos Confederados, que defenderam a escravidão durante a Guerra Civil dos EUA, e é conhecida como um símbolo de supremacia branca e racismo. A agência explicou: "A peça foi escolhida apenas por ser vintage" e acrescentou: "Depois de reconhecermos o significado histórico e a sensibilidade do símbolo exibido na camiseta, tomamos medidas para que não aparecesse em conteúdos oficiais". Em seguida: "Ainda assim, a imagem acabou sendo compartilhada externamente, expondo o símbolo e gerando preocupação do público".

A Upperroom e Mark afirmaram: "Independentemente da intenção, deveríamos ter sido mais cautelosos e atentos" e prometeram: "Vamos reforçar os critérios de seleção de figurino e os processos de revisão de conteúdo para evitar que algo semelhante volte a acontecer". Também enfatizaram: "A Upperroom e o artista se opõem firmemente ao racismo, ao discurso de ódio, à discriminação e a qualquer forma de exclusão ou intolerância" e acrescentaram: "Pedimos profundas desculpas por termos causado feridas e sofrimento a muitas pessoas com este incidente".

Mark debutou em 2016 com o NCT e atuou como peça central em várias subunidades, como NCT 127 e NCT Dream. Em abril, encerrou seu contrato com a SM Entertainment, deixou o NCT e, no início deste mês, fundou sua própria agência, a Upperroom.